"...tornar-se um professor crítico se (...) fala de suas leituras quase como se estivesse recitando-as de memória - não percebe, quando realmente existe, nenhuma relação entre o que leu e o que vem ocorrendo no seu país, na sua cidade, no seu bairro."
Paulo Freire

domingo, 27 de março de 2011

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

n  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/1996
Dos Profissionais da Educação 
Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.

Nos dias atuais, com relação à formação dos professores na Educação Infantil, ainda encontramos uma situação complexa e passível de reflexão. Analisando os números, encontramos uma parcela de profissionais que atuam na Educação Infantil com a formação abaixo da desejada. 
Incluindo o meio urbano e rural, temos, de um total de 94.038 profissionais de creche,  1,2% (1.204) com o fundamental incompleto e 3,9% (3.714) com o fundamental completo. Nas pré-escolas, de um total de 309.881 profissionais, também incluindo o meio urbano e rural, são 0,3% (1.173) com o fundamental incompleto e 1,6% (5.170) com o fundamental completo
Se faz necessário, refletirmos sobre esses dados e analisarmos o comprometimento da qualidade das ações desenvolvidas com e para as crianças do nosso país, e ainda, observar as políticas públicas com relação ao professor(a) de crianças de até 5 anos de idade.
Existe um descompromisso das políticas públicas com relação aos profissionais da educação infantil e sobretudo, com as crianças?
As políticas existem e por que não são cumpridas?
O que pode ser feito para mudar tal quadro?
Quanto tempo leva para se fazer cumprir uma lei? 
Pois, já se passaram 15 anos da homologação da atual LDB.

PRESTES, Zoia. Professor da creche e da pré-escola: um profissional com formação e compromisso. Retirado: www.sinprominas.org.br/imagensDin/arquivos/362.doc

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